top of page

Dúvidas Frequentes

 

1) As agulhas são descartáveis?

Sim, a Normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) concernente a prática da acupuntura determina que esta seja realizada exclusivamente com material descartável. 

 

2) Pode-se associar a outros tratamentos?

Associar a acupuntura a outros tratamentos é benéfico, na maioria das vezes facilita o processo terapêutico e a diminuição de medicamentos utilizados.

 

3) Acupuntura é um tratamento doloroso?

Geralmente não, as agulhas inseridas são muito finas, contudo, em pontos mais sensíveis é possível sentir uma leve sensação de peso, formigamento, pressão ou choque; são normais e passam rapidamente. Os incômodos das inserções das agulhas trazem uma sensação de relaxamento e serenidade e não de dor.

 

4) Existem restrições para fazer acupuntura? 

Somente quando o paciente se encontre fraco e debilitado. Nestes casos a acupuntura não é o primeiro tratamento a ser escolhido e sim o coadjuvante. Não se deve fazer acupuntura em lesões abertas, em varizes inflamadas, pés diabéticos e em hemofílicos.

 

5) Há restrições na gestação?

O acupunturista deve ter discernimento. As restrições variam de caso a caso.

 

6) Crianças podem fazer acupuntura?

Não existem limitações de idade. Crianças aceitam bem o tratamento com laser acupuntura (acupuntura sem agulhas), aurículo-acupuntura, dentre outras técnicas da Medicina Chinesa.

 

7) Nos dias de tratamento deve-se ter uma alimentação diferenciada?

Não recomenda-se que o paciente esteja em jejum prolongado. A alimentação regular deve ser mantida.

 

8) Quantas sessões são necessárias? 

Não existe uma regra, normalmente casos agudos especialmente traumas físicos, como torções, processos inflamatórios e dores agudas, respondem bem com até 5 sessões. Já casos crônicos e problemas emocionais requerem métodos adicionais. 

 

9) Quando posso interromper o tratamento?

Normalmente a alta do paciente acontece quando os sintomas que o levaram ao consultório se tornam ausentes. Sessões de manutenção são bem vindas, para que o paciente mantenha o equilíbrio energético e trabalhe preventivamente o surgimento de doenças.

 

10) Como é realizado o atendimento com acupuntura? 

Inicialmente deve-se agendar uma consulta. Nesta consulta será realizada uma anamnese completa e também um primeiro procedimento com acupuntura e demais técnicas da Medicina Chinesa, caso necessário. A anamnese é baseada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, tem o objetivo de avaliar as queixas do paciente e seu histórico com intuito de identificar seu diagnóstico energético. A primeira consulta tem duração média de 90 minutos; as demais sessões até 60 minutos.

 

11) Como devo me preparar para a fazer acupuntura?

  • Para a primeira consulta e demais atendimentos, o paciente deverá utilizar roupas leves e confortáveis, que não sejam apertadas/justas ou levar um short/ bermuda;

  • Evite fumar, ingerir café, coca-cola, comer chocolates, balas ou outros alimentos e bebidas que modifiquem a coloração da língua;

  • Evite praticar exercícios físicos intensos até 2 horas antes do atendimento;

  • Evite estar em jejum

 

12) Acupuntura trata apenas dor?

Não, a Organização Mundial de Saúde recomenda a Acupuntura para tratamento em mais de 140 doenças, sintomas e condições de saúde. Mas o objetivo principal da medicina tradicional chinesa não é o tratamento de doenças e sim o fortalecimento da saúde. Trata-se o paciente para que ele possa restabelecer sua condição de saúde de maneira natural.

acupuntura ipatinga duvidas frequentes
acupuntura ipatinga duvidas frequentes
acupuntura ipatinga duvidas frequentes
acupuntura ipatinga duvidas frequentes
bottom of page